quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Na Creche alimentar as crianças ou deixar que elas aprendam a alimentar-se?


A gestão do tempo em Educação Infantil requer flexibilidade e planejamento constantes. A prioridade é o atendimento às crianças, com necessidades de cuidados e aprendizagem próprias, que devem ser sempre respeitadas. 

Tempo bem planejado para desenvolver a autonomia 

Como cada faixa etária requer uma dinâmica diferente, não cabe organizar uma rotina igual para todas as turmas. Crianças de até 3 anos, por exemplo, demandam mais atenção dos adultos - principalmente nos momentos de alimentação, higiene e descanso - do que os maiores. 

Para que seja possível dar atenção aos cuidados pessoais e à aprendizagem, cabe aos projetos elaborados o bom uso do tempo a favor da garotada. Uma opção de trabalho é pelo sistema de merenda self service para crianças a partir dos 3 anos, com o qual elas aprendem a almoçar sozinhas. 

Conforme seja o número de crianças da instituição o ideal é mesmo que elas aprendam o mais rápido possível  a se servir. O processo de servir é mais prático, mas não oferece nenhuma oportunidade para elas escolherem o que quer e quanto comer além de desenvolver a habilidade de se servir. Ou seja, adquirem autonomia, um dos objetivos da Educação Infantil." No início, pode haver resistência dos funcionários. Afinal, para que o modelo funcione, é preciso exercitar a paciência e administrar melhor o tempo da alimentação - que certamente será mais longo.

É preciso entender que os mais novos só podem aprender por meio da prática.  Se no início há mais demora, com o tempo os procedimentos são realizados com mais agilidade e o tempo de alimentação será reduzido. 

Nenhum comentário:

Campanhas...

Não à erotização infantil!
Nâo à erotização infantil ! Pedofilia é crime !Pedofilia é crime !

PROCURA-SE

A AMAI gostaria de desenvolver um trabalho com a comunidade de Santa Maria ensinando as crianças, jovens e quem mais esteja interessado, de produção de GRAFITE, caso você saiba grafitar e tenha interesse em fazer um trabalho VOLUNTÁRIO com nossa equipe, entre em contato conosco, estamos aguardando. Estamos em Brasília nas Segundas feira a partir de 19:00hs as 20:30hs na Paróquia Nossa Senhora Consolata e em Santa Maria aos Domingos a partir de 14:00hs esperamos por você!