quinta-feira, 20 de março de 2014

Dever de casa na Educação Infantil

Frequentar uma boa pré-escola garante às crianças mais chances de ter um desempenho escolar melhor e de se tornarem mais cooperativas, independentes e sociáveis. Não podemos esquecer que a principal função da Educação Infantil é desenvolver a socialização.
As crianças muito pequenas não estão preparadas para completar exercícios e listas, muito menos dominar conteúdos pré-determinados. Exigir isso antes da hora é prejudicial. "Experiências importantes e necessárias para o desenvolvimento das crianças estão sendo substituídas em nome dessa aceleração da escolarização".
A lição de casa geralmente está associada a uma rotina estudantil mais formalizada e muitos pais se perguntam, com razão, se a escola infantil está certa em mandar atividades para casa. Eles se preocupam, pois a tarefa pode se tornar estressante e desanimadora, criando nas crianças até uma aversão aos estudos.
O problema não é a existência da lição de casa em si, mas se o formato e o conteúdo propostos são apropriados para a Educação Infantil. "A experiência nesta fase deve ser ligada à descoberta do mundo, do outro, da vivência e da brincadeira".
A lição de casa deve estar sempre integrada com aquilo que a criança está aprendendo na escola e também deve ser compatível com a faixa etária dela. "Se a criança não é capaz de realizar a tarefa, não faz sentido mandar isso para casa". 
É preciso avaliar também a proposta da lição, se ela estimula a criança ou apenas exige que ela cumpra uma rotina de exercícios repetitivos e sem sentido. Atividades que cobram o domínio de algum conteúdo também são apontadas pelos especialistas como inadequadas, pois antecipam a escolarização da criança.
As atividades para a casa também não podem ser a "sobra da aula". Isso é um sinal de que faltou planejamento por parte do professor. A lição deve ser enviada para casa com um propósito claro.

Para crianças de 3 a 5 anos, esse tempo não deve ultrapassar 20 minutos. "Uma escola que solicita muitas tarefas e que é "puxada" não necessariamente oferece o melhor ensino".
Toda lição de casa é uma ponte entre a escola e a casa. E na Educação Infantil isso é ainda mais importante. A lição dá oportunidade para que a criança possa falar com a família sobre o que está aprendendo, isso melhora muito o aprendizado das crianças, "além de ampliar o relacionamento dos pais com a escola". Atividades, como pequenas pesquisas, desenhos e leituras de livros, também mantém o estímulo para que as crianças vivam em um ambiente que valoriza as brincadeiras e o imaginário infantil.
É comum os pais quererem segurar a mão da criança para ajudá-la na atividade, porém isso mais atrapalha do que ajuda. O principal alerta, que se repete para toda a vida escolar da criança, é: fazer com a criança é completamente diferente de fazer por ela. 
A postura de pais que querem terminar logo a tarefa ou que, na ânsia de ajudar, acabam fazendo a lição da criança é muito prejudicial. "As crianças deixam de ter a oportunidade de aprender e os professores também perdem, pois não poderão avaliar a evolução do aluno".

Se o filho perguntar se o que fez está correto, os pais podem valorizar o esforço e a dedicação, mas não entrar na discussão sobre certo e errado, até porque esse conceito na Educação Infantil não é fechado. Deixe claro que, se houver algum erro, ele aprenderá com o professor, na escola. "A criança não pode achar que errar é grave ou ruim, se não ela crescerá com medo de errar, com medo de provas".
O choro é sinal de que há algo errado e os pais devem investigar a origem dessa frustração. Se o momento de aprender está se tornando uma tortura para a criança, ela pode criar uma aversão ao estudo. "O choro pode indicar uma dificuldade de aprendizagem, uma exigência além do que a criança pode cumprir, um excesso ou até mesmo uma dificuldade em enfrentar conflitos"
Para evitar conflitos com a escola, os pais precisam definir o que querem da escola e se perguntar: "o que eu quero que meu filho aprenda nesta idade?". 

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