terça-feira, 3 de setembro de 2013

Jogos para trabalhar matemática na Educação Infantil

Vejam esses jogos para você brincar com as crianças e ensinar matemática de uma forma bem lúdica...
QUADRO NUMÉRICO
Faixa etária: a partir de 06 anos
Número de participantes: 02
Finalidade: trabalhar raciocínio, atenção e as operações: adição e subtração.
Materiais: E.V.A. em várias cores (para fazer o quadrado e as fichas de números).
REGRAS DO JOGO:
  • O adulto escolhe as bases para formar o quadrado, depois pede à criança que coloque o círculo com o número que represente a soma dos quadradinhos da base;
  • Pode ser feito o inverso: colocar 02 ou 03 bases e o círculo com o número. A criança deverá escolher as bases que contemplarão o quadrado de modo que a soma das estrelas corresponda ao número do círculo;
  • Da mesma forma, pode-se brincar com a subtração, retirando a base do quadrado.
BOLA AO CESTO
Faixa etária: 5 a 6 anos
Finalidade: adição , contagem, anotação em placar, agrupamento
Material: 3 cestos ou baldes, 6 bolas (ex: 3 azuis e 3 vermelhas). Colocar a marcação dos pontos nos cestos (3, 4 e 5 pontos). Um componente de cada equipe Ficará responsável pela marcação dos pontos na tabela.
Número de jogadores: 6 crianças
REGRAS DO JOGO:
Dividir as turmas em 2 times, a uma distância de 1 metro dos cestos três crianças da mesma equipe arremessão, ao mesmo tempo as bolas aos cestos/baldes. O marcador deve junto com os colegas, somar os pontos feitos e marcar na tabela. BOLA FORA VALE 1 PONTO. Em seguida, a outra equipe faz o mesmo, até que todos participem. Após duas rodadas, ou a quantidade estipulada pelo mediador, as equipe devem contar os seus pontos. Para fazer os cálculos usaremos materiais concretos como palitos ou tampinhas, e marcarão na tabela o resultado total de todas as rodadas. Vence a equipe que fizer o maior número de pontos .
ESVAZIAR O SACO
Faixa etária: 4- 5 anos
Finalidade: Contagem, comparação, operação da subtração
Material: 6 saquinhos, tampinhas de garrafa e 1 ou 2 dados
Número de jogadores: 3 a 6 jogadores
REGRAS DO JOGO
  • Forme seis sacos com um número combinado de tampinhas em cada saco. Cada jogador lança o(s) dado (s) e vai retirando o número de tampinhas de acordo com o número sorteado no dado. Vence o jogo quem esvaziar o saco primeiro.

Nenhum comentário:

Campanhas...

Não à erotização infantil!
Nâo à erotização infantil ! Pedofilia é crime !Pedofilia é crime !

PROCURA-SE

A AMAI gostaria de desenvolver um trabalho com a comunidade de Santa Maria ensinando as crianças, jovens e quem mais esteja interessado, de produção de GRAFITE, caso você saiba grafitar e tenha interesse em fazer um trabalho VOLUNTÁRIO com nossa equipe, entre em contato conosco, estamos aguardando. Estamos em Brasília nas Segundas feira a partir de 19:00hs as 20:30hs na Paróquia Nossa Senhora Consolata e em Santa Maria aos Domingos a partir de 14:00hs esperamos por você!