quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Decorando a sala dos pequenos.

É possível decorar o ambiente da sala com idéias como essas, sigam as instruções abaixo:
MATERIAL - Barbante, cola branca, fita crepe, guache branco, pigmentos comestíveis ou guache colorido, rolos de papel higiênico, caixas de papelão de tamanhos variados, papéis sortidos, tesouras, estiletes, réguas, papel Kraft, cola quente, jornais velhos, bandejas de isopor, garrafas PET, potinhos, caixas de fósforo e botões.
1ª Etapa do trabalho - O projeto deve começar com uma reunião de equipe, em que o assunto principal seja a proposta pedagógica da escola, os objetivos do período que irá iniciar e a melhor maneira de transformar essas metas em objetos lúdicos, que decorem e que sirvam também como recursos didáticos. Uma opção é estudar o local em que se vive ou o folclore regional. Muitas outras idéias poderão surgir, com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Qualquer que seja o tema, o importante é pesquisar fotos, pinturas, gravuras e desenhos para ter referências artísticas que auxiliem na incorporação de novas maneiras de estudar e decorar o espaço. Reunidos em subgrupos, os professores ficam responsáveis por elaborar projetos de cenário, apresentando um rascunho feito em papel sulfite.
2ª Etapa do trabalho - Com o tema, os projetos didáticos e os objetivos definidos, é hora de cuidar da pré-produção de cenários com caixas de papelão - desenho, recorte e colocação de reforço com uso de fita crepe. Em seguida, é preciso envolver todos na montagem da estrutura do cenário. Essa etapa é fundamental, porque só uma boa sustentação evita que ele se desmanche nas fases posteriores. Organize conversas sobre a durabilidade da decoração, os tipos de brincadeira, os suportes, a segurança e a seleção de materiais.
3ª Etapa do trabalho - O trabalho de empapelamento fica mais rico se reunir as crianças e os pais em oficinas. É provável que eles tenham conhecimentos técnicos que serão de muita utilidade. Essa é a hora de incorporar elementos como janelas, portas, telhados, floreiras etc., que foram previstos no desenho inicial.
4ª Etapa do trabalho - Com os objetos montados, é preciso dar uma base com tinta guache ou látex branca. Quando estiverem secos, vem a fase que os pequenos mais gostam: a do acabamento. Eles vão se divertir passando várias camadas de tinta guache colorida e/ou aplicando outros materiais como tecidos e papéis coloridos.

Nenhum comentário:

Campanhas...

Não à erotização infantil!
Nâo à erotização infantil ! Pedofilia é crime !Pedofilia é crime !

PROCURA-SE

A AMAI gostaria de desenvolver um trabalho com a comunidade de Santa Maria ensinando as crianças, jovens e quem mais esteja interessado, de produção de GRAFITE, caso você saiba grafitar e tenha interesse em fazer um trabalho VOLUNTÁRIO com nossa equipe, entre em contato conosco, estamos aguardando. Estamos em Brasília nas Segundas feira a partir de 19:00hs as 20:30hs na Paróquia Nossa Senhora Consolata e em Santa Maria aos Domingos a partir de 14:00hs esperamos por você!