sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Brinque com seu filho...

Qualquer pai moderno ao chegar o fim-de-semana quer ligar a TV, o computador ou o vídeo-game e deixar os filhos lá se "divertindo", enquanto pode-se descansar, ler ou fazer algo relaxante, de preferência sem que os filhos interfiram ou até atrapalhem.
Essa tendência é resultado da cultura de terceirização da paternidade que é muito forte em nossa sociedade. Vou falar disso em outro post. Mas também é fruto da desinformação e até da falta de experiência das famílias. Tenho certeza que se você experimentasse uma tarde de brincadeiras antigas com seus filhos, no mesmo dia você esconderia esses eletrônicos e agendaria um tempo desses na sua rotina semanal. Se você mora numa casa espaçosa e tem alguns recursos, pode até ir mais longe, como construir algo junto com seus filhos, como os pais faziam com os filhos antigamente (um mini posto para os meninos ou uma casa de bonecas para as meninas, por ex). As memórias jamais saem da lembrança...
Para te ajudar, fiz uma breve pesquisa na internet (Divertudo, Wikipédia, Blog das Famílias e das Mães, Revista Crescer) e também na minha memória para deixar aqui algumas sugestões para esses dias. Não deixe de aproveitar as dicas. Basta uma ou duas horas para vocês se divertirem a valer. Vamos lá??

Gato Mia
É necessário escolher um jogador que será o pegador na brincadeira. Esse sai da sala enquanto os outros se escondem. Apaga-se a luz e o pegador é mandado entrar. O objetivo é procurar alguém, dos que estão escondidos. O pegador pode tentar fazer ruídos ou dizer algo engraçado para que os "gatinhos" escondidos comecem a rir e sejam mais facilmente encontrados. Ao encontrar, o pegador diz:
- Gato, Mia!
O jogador pego deve miar, disfarçando a voz. O pegador então, deve tentar adivinhar quem está miando. Se ele acertar, o jogador pego passa a ser o novo pegador. Senão, o jogo recomeça com o mesmo pegador.
Essa brincadeira pode ser feita tanto num ambiente escuro, como com uma venda nos olhos. Se com luzes acesas, é chamada de cabra-cega.
Pé Teimosão


Você consegue fazer círculos com seu pé direito, no
sentido horário?
Sente-se em algum lugar, antes de fazer! Achou fácil?

Então, agora, enquanto gira o pé direito em círculos, desenhe no ar, com a mão direita, um número "6".
Repare em seu pé... mudou de sentido sozinho! Que desobediente!
Tente de novo! E de novo!
Não adianta... pode desistir!
Toda vez que fizer o "6" com a mão direita, seu pé direito também vai girar para o mesmo lado, no sentido anti-horário.
Por que acontece isso?
Porque é o mesmo lugar do cérebro que comanda este movimento do pé e da mão. É uma questão de cabeça!

Cinco Marias
É preciso achar 5 pedrinhas de mesmo tamanho ou até mesmo saquinhos feitos com arroz ou areia. Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, depois com a mesma mão jogue para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça isso até ter pegado todas. Na segunda rodada ao invés de pegar uma por vez, pegue duas. Na terceira rodada você pega três ao mesmo tempo e na última rodada você pega todas de uma vez só.
Roda
Forme uma roda e cante cantigas antigas, como pau no gato, ciranda-cirandinha, a canoa virou, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.
Escravos de Jó
Duas pessoas cantam a música (escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá). Cada um com uma pedrinha ou um bombom na mão e vai seguindo o que diz a música.
Pula-Carniça ou Pula-Sela


 As crianças ficam em fila e vão pulando sobre as costas do companheiro parado (que é a carniça), que deverá estar curvado, apoiando as mãos nos joelhos. Após pular o último, o jogador corre e pára na frente, esperando que as outras crianças pulem sobre ele.
Amarelinha
Faça um risco no chão e numere de 1 a 10, no ultimo faça um arco representando o céu. Pule com um pé só dentro de cada quadrado, sem errar.

Batata quente
As pessoas ficam em círculo e alguém fica de fora. Passem uma bola bem rápida de mão em mão e quem estiver fora diz: “batata quente, quente, quente, …, queimou!”, em quem a bola parar no queimou é eliminado.
Agora desligue esse computador e vá brincar! Não perca mais tempo!!

Nenhum comentário:

Campanhas...

Não à erotização infantil!
Nâo à erotização infantil ! Pedofilia é crime !Pedofilia é crime !

PROCURA-SE

A AMAI gostaria de desenvolver um trabalho com a comunidade de Santa Maria ensinando as crianças, jovens e quem mais esteja interessado, de produção de GRAFITE, caso você saiba grafitar e tenha interesse em fazer um trabalho VOLUNTÁRIO com nossa equipe, entre em contato conosco, estamos aguardando. Estamos em Brasília nas Segundas feira a partir de 19:00hs as 20:30hs na Paróquia Nossa Senhora Consolata e em Santa Maria aos Domingos a partir de 14:00hs esperamos por você!